Um guia para quem quer sair da rotina, porque São Paulo respira cultura e arte. E o Próxima Estação te indica de forma econômica, eficiente e completa como aproveitar o melhor da metrópole que está sempre em movimento.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Próxima Estação: LUZ

Aos amantes da literatura e a quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre a língua portuguesa, uma boa opção é visitar o Museu da Língua Portuguesa.

O Museu conta com 3 andares, tendo no 2º e no 3º atrações interativas. Para quem quer conhecer a história do nosso idioma, fala por mais de 200 milhões de pessoas no planeta, a Linha do Tempo da Língua Portuguesa oferece um panorama desde o ano 4.000 a.C. até a nossa era digital. Entre os pequenos, o Beco das Palavras, é a atração que mais faz sucesso, em duas mesas grandes as crianças podem usar as mãos para montar diversas palavras. E para os que preferem ouvir ao invés de ler, o Museu conta também com um auditório onde é exibido o filme “Idiomaterno, Língua Retrato de um povo”, narrado por Fernanda Montenegro. Além de um labirinto trechos escritos nas paredes recitados em áudios.

No 1º andar, você pode se deliciar com a exposição temporária “Machado de Assis, Mas Este Capítulo Não é Sério”, uma homenagem ao centenário da morte do escritor. Inspirado em um de seus clássicos, Memórias Póstumas de Brás Cubas, um corredor foi montado seguindo a cronologia invertida da vida do autor, começando por morte.

Atravesse a rua e complemente o seu passeio visitando a Pinacoteca do Estado. Além do acervo da instituição com obras de artistas como Tarsila do Amaral e Almeida Junior, você pode também visitar o salão do prédio em que está em cartaz a exposição Gravura Peregrina, de Maria Bonomi. Em outra sala também é possível ver obras de Eliseu Viscontini, cujas vertentes de suas pinturas impressionistas são exploradas por vários artistas em decoração.

Tanto o Museu da Língua Portuguesa quanto a Pinacoteca do Estado estão localizados na Praça da Luz, Centro de São Paulo. Para chegar lá, as opções são diversas. Você pode utilizar a linha 1-azul do metrô, ou ir de trem, através da linha 7- Rubi (Jundiaí – Luz), Linha 10- Turquesa (Rio Grande da Serra – Luz), e Linha 11 – Coral (Estudantes – Luz). Além disso, vários itinerários de ônibus fazem ponto final nas proximidades da Estação Júlio Prestes e também no Terminal Princesa Isabel. Ambas as atrações são gratuitas aos sábados. Bom passeio!

Nenhum comentário: